sEmbora Santiago do Chile usufrua de um “clima mediterrâneo” temperado, as temperaturas extremas podem afetar e muito o bem-estar das pessoas, uma vez que aquecedores centrais, assim como ar condicionados centrais, estão presentes apenas em construções mais modernas. Por isso, também, é importante se hospedar num hotel não tão antigo. A temperatura em certos dias de verão pode chegar à 37oC, e no inverno, mantendo-se mais estável, a temperatura varia entre os 10oC e 20oC no decorrer do dia. No Chile, é extremamente fácil sofrer de queimaduras solares, mesmo depois de uma curta exposição ao sol. Adicionalmente, em Santiago do Chile, uma cidade emoldurada por uma cadeia montanhosa, a poluição chega ao seu pico durante os meses de inverno. Quanto às chuvas, são mais frequentes entre julho e setembro.

O Verão

Assim que não é nada estranho que as atividades sejam diferenciadas no decorrer das estações. O verão em Santiago do Chile é bastante tranquilo e uma celebração importante durante esta estação do ano é o natal. Entre as atividades mais comuns estão : uma escalada em umas das muitas reservas nacionais próximas a Santiago, uma visita à uma vinha, ou mesmo um passeio pela cidade. Festivais e eventos especiais acontecem quase que diariamente nos vários parques da cidade, uma vez que o sol se põe somente às 9PM. Em fevereiro, muitos descrevem Santiago como “calmo demais”, isso se deve ao grande fluxo de pessoas que deixam a cidade tirando proveito das férias de verão no Chile.

O Inverno

O inverno pode ser um pouco duro, os dias mais curtos e a chuva pintam uma atmosfera diferente na cidade. Especialmente naquelas semanas de dias e dias chuvosos que transformas as ruas em pequenas córregos. No entanto, esta mesma chuva, à apenas uma hora de carro, se transforma em neve nas altitudes da cordilheira e oferece as mais fascinantes paisagens, atividades e férias de inverno que se pode imaginar.

Mesmo que o verão e o inverno no Chile sejam as estações do ano queridinhas de todos, há uma outra que não pode ser esquecida: A primavera. O clima ameno e a famosa fiestas patrias, são as pricipais característica da primavera no Chile. Assim que os turistas procurando uma boa celebração chilena, regada à empanadas e vinho tinto depois de uma dia esquiando; bem, essa é definitivamente a estação certa para a suas férias em Santiago.

Texto traduzido/adaptado do original “Summer vs. Winter in Santiago” por Abigail Dantes.

Share This